Entrando pela Porta
João 10:1-6; Apocalipse 3:8
Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora. Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
É interessante olhar o relato de João 10, quando vemos Jesus falando de Porta de ovelhas. Primeiro ele diz que o Pastor entra pela porta, por isso as ovelhas o seguem, porque o reconhecem.Esse texto começa falando de uma forma bem simples de liderança: aquela que é exercida pelo exemplo. Hoje nós vemos muitas pessoas que usam o velho jargão: "FAÇA O QUE EU FALO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO", porém o texto relata exatamente o contrário. Ele faça de fazer o que ele faz, de seguir o exemplo.Vemos pais que querem que os filhos os respeitem, sejam exemplos, mas eles mesmos não são. Jesus disse que "O filho só faz o que ver o Pai fazendo". Se o Pai faz errado, o filho vai errar também.Porém, quando olhamos mais além nesse ponto, vemos a questão da liderança, porque ali diz que "o seguem", ou seja, andam pelo mesmo caminho por onde ele anda. Aqui vemos a ação de liderar. Liderança é um exercício diário, que precisa ser estabelecido através do exemplo. Exemplo correto, de hombridade, de caráter, de ter coragem para dizer "não" quando for preciso. Coragem de denunciar o que está errado, de acertar onde se errou, de corrigir erros. Hoje, o tempo que vivemos na Igreja, é um tempo onde a liderança está sendo restabelecida, porque os dons e ministérios têm sido restabelecidos. A responsabilidade está sendo devolvida, porque a "paternidade" na Igreja tem sido restabelecida. Uma Igreja responsável, que ama, mas que acima de tudo, ensina o caminho, para que "a sigam" não por doutrinas humanas, nem por obrigações, mas por "exemplo". Essa não é a Igreja de Jerusalém, nos tempos de Jesus, onde os fariseus não viviam o que ensinavam, mas a Igreja de Atos, onde o Poder, a Unção, e a presença de DEus demonstram uma transformação de vidas, que se tornam exemplos que podem ser seguidos.Mas em última análise, a porta das ovelhas, é um lugar que vc precisa entrar abaixado, porque ela é pequena, baixa. Isso fala de ser submisso.O degrau mais alto da liderança é a submissão. Então entendemos porque Jesus fala de Pastor de ovelhas e se refere a si mesmo como o pastor e depois como a porta.Ele foi o exemplo. Se esvaziou a si mesmo... se humilhou... E se tornou o exemplo. A porta por onde entramos nada mais é do que a porta de termos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.Medite nisso.Você foi chamado para ser exemplo.
Deus te abençoe.
Apóstolo Paulo Eduardo

